Rádio Pico - Noticias

 

Banco Condor vai ter novos meios de investigação

Anúncio foi feito na Horta, pela investigadora Eva Giacomelo

O Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, vai aproveitar o encerramento à pesca no banco Condor, ao largo da ilha do Faial, para instalar novos meios de investigação no local.

O anúncio foi feito na Horta, pela investigadora Eva Giacomelo, no final de uma reunião do grupo de trabalho criado para avaliar as medidas de proteção ao banco Condor, que integra representantes do Governo, da Inspeção Regional das Pescas e das associações de armadores e pescadores.

Por essa razão, a investigadora entende que a proibição da pesca profissional no banco Condor, que vigora desde junho de 2010, deve manter-se durante mais alguns anos, para que os investigadores possam continuar a estudar o comportamento das espécies no local.

Gui Menezes, atual secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, foi um dos pioneiros deste projeto de investigação. Agora, volvidos sete anos, o governante continua a defender a manutenção do regime de proteção naquele local, para que a investigação científica possa continuar a fazer o seu papel.

A opinião que é também partilhada pelas associações de pescadores e armadores que estiveram presentes na reunião e que compreendem a utilidade de manter a proibição da pesca no banco Condor.

Lusa/RP 

2017-05-16 00:00:00 Rádio Pico