Rádio Pico - Noticias

 

3,5 milhões de euros de investimento numa centena de candidaturas ao VITIS

20 candidaturas não foram aprovadas por falta de dotação disponível

O Secretário Regional da Agricultura anunciou ontem que foram aprovadas uma centena de candidaturas no âmbito do Regime de Apoio à Reconversão e Reestruturação das Vinhas, o designado VITIS, equivalendo a um envelope financeiro de 3,5 milhões de euros.
“Cerca de 80% destes projetos de investimentos aprovados correspondem a candidaturas da ilha do Pico”, afirmou João Ponte, que participou ontem numa vindima, em plena paisagem classificada pela UNESCO como património mundial na ilha do Pico.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas referiu no âmbito do concurso, agora concluído, que ficaram pouco mais de 20 candidaturas que “não viram os seus projetos financiados, não por falta de condições, mas porque a dotação disponível era de 3.5 ME e as intenções de investimento eram de 4.2 ME”.
O governante referiu, também que o programa comunitário VITIS contribuiu para aumentar nos últimos anos de 230 para cerca de 800 hectares a área apta a produzir vinhos de denominação de origem e indicação geográfica.
Em 2018, o Governo Regional estima que o arquipélago tenha cerca de 1.000 hectares de produção de vinha, um setor que tem contribuído para a criação de postos de trabalho e riqueza em diferentes ilhas, como o Pico, Terceira e Graciosa, entre outras.

2017-09-07 00:00:00 Rádio Pico