Rádio Pico - Noticias

 

Seis das nove ilhas do arquipélago dos Açores ficarão sem aterros e lixeiras

Deposição de resíduos urbanos em aterros controlados apenas nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel.

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo assegurou ontem em São Jorge, que seis das nove ilhas do arquipélago dos Açores ficarão sem aterros e lixeiras após a conclusão da selagem dos aterros das Velas e da Calheta, prevista para o primeiro semestre de 2018.
Marta Guerreiro falava, no âmbito da visita estatuária à ilha de São Jorge, após uma visita à obra de selagem do aterro das Velas, que decorre conjuntamente com a empreitada em curso na ilha do Faial.
A titular da pasta do Ambiente referiu que, até há pouco tempo, existam algumas dezenas de aterros e lixeiras espalhadas por todas as ilhas, evidenciando agora “uma mudança de paradigma que permite cumprir com todas as regras que existem nesta matéria, nomeadamente a legislação europeia”.
Também no ano passado, sete ilhas promoveram “uma valorização de resíduos na ordem dos 50%, sendo a ilha das Flores, que atingiu o pleno da valorização (100%), e também o facto de, em breve, ser atingido o objetivo de 'aterro zero' em seis ilhas, com a existência de deposição de resíduos urbanos em aterros controlados apenas nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel.

2017-10-12 00:00:00 Rádio Pico