Rádio Pico - Noticias

 

Petição pelo aumento das condições de operacionalidade do aeroporto do Pico

Debatida hoje na Comissão de Economia

A Comissão Permanente de Economia está reunida hoje na Delegação da Ilha do Pico da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para a audição dos peticionários pelo aumento das condições de operacionalidade do aeroporto do Pico.
A sessão conta com várias audições ao longo do dia. Da parte da manhã foram ouvidos o primeiro peticionário, Ivo Sousa, e o representante da Pico Airways.
Ivo Sousa, primeiro peticionário adiantou à comunicação social que o aumento das condições de operacionalidade do aeroporto do Pico viria a diminuir os cancelamentos no aeroporto mas também a melhorar as condições desagradáveis como a carga aérea incluindo o pescado que deixa de ser exportado para o exterior.
O aumento da pista ia permitir que os aviões descolassem do Pico para outras partes da Europa sem limitações e assim não só o Pico mas o triângulo ganhavam com isso.
O growing que deve avançar em janeiro no Pico tem um custo de cerca de 390 mil euros e a ampliação da pista em 600 metros de comprimento, segundo um estudo realizado pelos peticionários, teria um custo inferior a 13 milhões de euros e ia permitir operar o Airbus A 320 e os Boings 737 sem limitações.
À tarde são ouvidos o presidente da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, a Associação de Municípios e o engenheiro António Cansado.
O aumento das condições de operacionalidade do aeroporto do Pico é um tema de extrema importância não só para a ilha montanha mas também para todo o triângulo – Pico, Faial e São Jorge.  

2017-11-08 00:00:00 Rádio Pico