Rádio Pico - Noticias

 

PSD/A questiona Governo sobre intervenção nos Estaleiros Navais da Madalena

Deputados denunciam o estado da vedação dos estaleiros e a degradação do antigo hangar

Marco Costa e Jorge Jorge questionam o Governo sobre a requalificação dos Estaleiros Navais da Madalena.
Os deputados denunciam o estado da vedação dos estaleiros, que “coloca em causa a segurança dos transeuntes e das viaturas”, e a degradação do antigo hangar que, “coloca em causa a segurança dos funcionários e tem um manifesto impacto visual negativo no porto da Madalena, a principal porta de entrada do Pico”.
De acordo com Marco Costa, “são inúmeros os incidentes que ocorreram na última década com embarcações nas operações nos Estaleiros Navais da Madalena”, a que acresce os “constrangimentos de fornecimento de energia e água”.
O deputado frisa ainda que este modelo de gestão e abandono completo” leva a que muitas embarcações procurem outros destinos para serem reparadas, com menores custos e maior segurança, como a Madeira, no caso dos atuneiros, ou outros portos dos Açores, quando se trata de barcos de pequena arqueação.
Recorde-se que o Governo Regional iniciou procedimentos de alienação do capital social da Naval Canal em 2011 e em 2012, mas acabaram por não ter concorrentes ou por não se concretizarem.
Recentemente, o executivo apresentou o Plano de reestruturação do Setor Público Empresarial Regional, que inclui a alienação da participação na Naval Canal, através da Portos dos Açores.

2018-06-13 00:00:00 Rádio Pico