Rádio Pico - Rádio Pico, Madalena 100.2, lado Sul 90.2 e lado Norte 107.7. Uma Voz no Atlântico! A tua Música, toda Informação, o Desporto Regional, Vídeos, Audionews e Fotografias, informações sobre a Ilha do Pico... e muito mais!
Pesquisar
Emissão online Rádio Pico - Clique aqui?  
No Ar:
Vai Tocar:
 
PRINCIPAL
 
INFORMAÇÃO
 
DESPORTO
 
MULTIMÉDIA
 
ILHA DO PICO
 
PICO TV
 
A RÁDIO PICO
Frequências Rádio Pico
 
Facebook You Tube Livestream Notícias em RSS  

 

Principais preocupações dos agricultores do Pico passam pelo sector leiteiro

Secretário regional reconhece que é necessário a indústria aumentar o preço na ilha

Principais preocupações dos agricultores do Pico passam pelo sector leiteiro

A Associação de Agricultores da Ilha do Pico promoveu este fim-de-semana a terceira edição do Dia do Agricultor.
Segundo o presidente da Associação de Agricultores do Pico o certame teve como objetivo promover o convívio e a troca de conhecimentos e de ideias entre os agricultores e surgiu devido às dificuldades para a elaboração de uma feira anual de ilha.
Segundo Renato Vieira, as principais preocupações dos agricultores passam pelo sector leiteiro e pelos produtores ligados á LactoPico que estão numa situação difícil, devido ao não aumento do preço do leite na ilha, levando mesmo a algumas desistências.
Quanto à carne o presidente da Associação de Agricultores informou que o escoamento está a ser feito. O vitelão está com melhoria nos preços mas existem algumas dificuldades no matadouro que necessitam ser corrigidas.
Por outro lado o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, reconhece que é necessário a indústria aumentar o preço do leite no Pico, como forma de compensar os produtores pelos sacrifícios feitos durante os últimos tempos.
Depois do investimento realizado na modernização da fábrica Leite Montanha, João Ponte considera que é preciso que todos estejam unidos na viabilização do investimento e na sustentabilidade do setor leiteiro na ilha, sendo “preciso dar um estímulo aos produtores de leite, que apesar das dificuldades nunca desistiram”.
Para João Ponte, trabalhar hoje na Agricultura é um desafio constante, mas no Pico o desafio é ainda maior, devido às condições particulares da ilha, como a orografia, a qualidade dos solos, as distâncias e as dificuldades no acesso à água.
Estes desafios podem ser ultrapassados através da continuidade da modernização do setor, quer seja através dos projetos feitos pelos próprios agricultores com candidaturas ao PRORURAL +, quer seja através de investimentos públicos em curso no melhoramento das infraestruturas, como é o caso da impermeabilização da Lagoa do Paul, caminhos dos Matos de São João, do Landroal e Rosada, ou através dos investimentos que serão iniciados em 2018 no reforço do abastecimento de água, como a construção de dois reservatórios de água, na Prainha e a eletrificação do Cabeço Pequeno.
O governante destacou, também, os investimentos que estão em curso, mas sem grande visibilidade, como as melhorias que estão a ser feitas no Matadouro do Pico com vista à sua certificação e responder ao aumento do número de abates que se tem verificado. Além disso, referiu o apoio do Governo Regional à Cooperativa Verde Atlântico, para instalação de um túnel de congelação e detetor de metais, que vão permitir à Cooperativa encontrar novos mercados e uma maior valorização da carne produzida o Pico.

 
Visto: 92 vezes | Likes:
2017-09-11 00:00:00
 
 
 
Tamanho da Letra
Enviar Notícia
Vista de Impressão
 


 

© 2017 Radiodifusão Rádio Pico, CRL. Todos os Direitos Reservados.
Parceiro oficial Picoazores.com
Projecto Financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
ContactosWebmasterPublicidade

Desenvolvido por