O transporte de carga entre as ilhas do triângulo e as ilhas do grupo ocidental continua a se realizar pela Empresa de Barcos do Pico.
Manuel Cristiano, proprietário da empresa de transporte de mercadorias, em declarações à Rádio Pico, informou que existem barreiras físicas nas cargas e descargas nos portos em que a empresa opera, não existindo contato entre os funcionários do navio e o público em geral.
O empresário pediu também para que toda a carga a ser transportada que seja plastificada sobe pena de ser devolvida. Esta medida permite em caso de necessidade de desinfeção não danificar o seu conteúdo.
O empresário admite que a empesa está a trabalhar com grande ansiedade porque colocar equipas de quarentena ia levar a aumento dos custos de transporte daí decidirem também suspender o transporte de viaturas entre as diversas ilhas dos Açores.
Questionado sobre a carga que vem do Continente Manuel Cristiano disse que é carga contentorizada e que não oferece grande perigo uma vez que passa vários dias de viagem. O mesmo não acontece com a mercadoria que circula entre as ilhas.