Todas as contas e pagamentos às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Região, no âmbito da emergência pré-hospitalar, são pagos até ao dia 25 de cada mês.
A garantia é de Teresa Machado Luciano que revelou ainda que o Governo dos Açores “transfere mensalmente 309 mil euros para as associações, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, para suportar os encargos com a emergência pré-hospitalar”, e continua ainda a apoiar os custos com o combustível, com a manutenção de viaturas e com o pagamento de seguros.
Relativamente aos custos decorrentes do aumento de tripulações e viaturas para o combate à COVID-19, a Secretaria Regional da Saúde garantiu que “serão pagos logo que sejam recebidas as respetivas faturas”.
Teresa Machado Luciano não descartou ainda “antecipar os pagamentos às associações, que são feitos atualmente a 60 dias, caso se confirme essa necessidade”, adiantando que, “entre janeiro e março de 2020, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários faturaram perto de 602 mil euros à Região Autónoma dos Açores”.