O Vice-Presidente do Governo anunciou ontem, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano assegurou o acesso às linhas de crédito nacionais, em mais 150 milhões de euros, para as empresas açorianas que ainda não tenham conseguido aceder a este apoio financeiro pelo esgotamento das suas dotações.
Com esta nova medida, as empresas açorianas podem agora aceder sem restrições a essas linhas de crédito, criadas para o apoio à economia no âmbito de COVID-19.
Desta forma, as empresas açorianas passam a ser as únicas empresas do país que mantêm o acesso às linhas de crédito nacionais de forma imediata, potenciando as que já foram implementadas e operacionalizadas.
Neste sentido, a ‘Linha Específica Covid-19 - Apoio às Empresas dos Açores’, com o reforço de mais 150 milhões de euros de financiamento, resulta de um acordo estabelecido entre o Governo Regional, o Governo da República e o Sistema Português de Garantia Mútuo – SGPM.
Este acordo, sublinhou o governante, “garante a reabertura das candidaturas apenas para as empresas açorianas e a aprovação das candidaturas já entregues cujo esgotamento da dotação nacional não tinha permitido a sua aprovação”.
Sérgio Ávila relembrou que, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19, o Governo dos Açores já aprovou e implementou mais de 60 medidas nestes dois meses, desde logo “medidas excecionais de apoio imediato à economia, à manutenção do emprego e do rendimento dos trabalhadores”.
Estas medidas visam complementar e reforçar o alcance das medidas nacionais, disponibilizando apoios às empresas açorianas substancialmente superiores às demais empresas do país, criando um forte incentivo à manutenção da capacidade produtiva instalada e, essencialmente, à manutenção do emprego.