O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem que a implementação da estratégia para a valorização da carne dos Açores já está em curso, com ações muito concretas e a diferentes níveis, num trabalho que é de corresponsabilidade e que envolve todos os parceiros do setor.
A estratégia regional de valorização da carne dos Açores, desenvolvida no âmbito do Centro de Estratégia Regional para Carne dos Açores (CERCA), contempla cerca de 40 ações, prevendo-se que 60% destas avancem entre 2020 e 2021 e as restantes nos anos seguintes”, salientou João Ponte, em declarações à margem da primeira reunião do grupo operacional de acompanhamento da implementação destas ações.
A reunião, que decorreu por videoconferência, contou com a participação do Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e teve como objetivo validar as medidas, definir a sua calendarização e as entidades que ficarão responsáveis pela sua concretização.
O governante adiantou que o conjunto de ações a implementar no imediato dizem, por exemplo, respeito ao contínuo reforço do bem-estar animal e à melhoria do transporte dos animais para os matadouros, por serem matérias muito sensíveis, que muito importam aos consumidores, que relevam para a boa imagem da carne dos Açores e para a sua valorização nos mercados.
No domínio da qualidade, João Ponte salientou ser necessário continuar a apostar na melhoria do acabamento dos animais, bem como reforçar a formação dos produtores, na desmancha e no abate, aspetos que contribuem para a valorização da carne.