A freguesia de São Mateus comemora hoje o seu padroeiro. A missa está agendada para as 17 horas seguindo-se procissão, bênção e distribuição de rosquilhas a todos os presentes.
Marco Martinho, pároco na freguesia, explica o retomar das procissões nas dioceses portuguesas e apela para uso de máscara na procissão e para o distanciamento entre pessoal.
Recorde-se que na festa do Apostolo São Mateus, o povo de São Mateus, São Caetano e Santa Margarida, cumprem o secular voto dos seus antepassados, que remonta ao ano de 1718 em que as três comunidades formavam uma única freguesia, e então prometeram se o fogo do vulcão que rebentou no extremo sul da freguesia, não chegasse à mesma, todos os anos, enquanto o mundo fosse mundo, no dia do Padroeiro, haveriam de dar pão a todos aqueles que viessem à festa.
Para assinalar a data, o programa deste ano contou também no domingo com um concerto de música barroca com trompa e órgão, no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso e ontem foi lançado o livro “Caminhos do Divino – Um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina” (Brasil), da professora Lélia Nunes.
A obra de 268 páginas é o resultado de uma pesquisa que se iniciou em 1987.