Está criado o novo portal digital do Artesanato dos Açores, disponível em artesanato.azores.gov.pt, para permitir o acesso online dos artesãos e empresas artesanais aos serviços do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
O portal foi apresentado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, na “Expo Açores Artesanato – Natal 2024”, que decorreu no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
O novo espaço, segundo Maria João Carreiro, estará disponível a partir desta semana, e teve um custo de cerca de 27 mil euros.
De entre as várias novidades está por exemplo a apresentação das candidaturas ao sistema de incentivos [SIDART] que passa a estar integrada na plataforma.
Foi ainda criado um catálogo digital para divulgação e georreferenciação (por concelho e ilha) das produções artesanais, artesãos, empresas e oficinas, “o que permite novas possibilidades de identificação e divulgação dos artesãos e empresas artesanais junto do público.
A Secretária Regional com a tutela do Artesanato fez o balanço de 2024, “um ano verdadeiramente positivo para o Artesanato dos Açores”, que fica marcado, além do novo portal, pela implementação do sistema de certificação Indicação Geográfica (IG).
Em 2025, a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, informou que vai investir 1 milhão de euros no desenvolvimento de políticas de apoio à produção, inovação, divulgação e comercialização do Artesanato dos Açores.
Gacs/RP