O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou na Graciosa que será antecipado o pagamento dos valores remanescentes de algumas ajudas do POSEI 2018 em relação ao calendário inicial, uma medida positiva para a tesouraria das explorações agrícolas.
João Ponte falava na sessão de apresentação das alterações ao programa POSEI 2019, no âmbito da visita estatutária do Governo à ilha Graciosa.
O governante avançou, como exemplo, que serão adiantados para esta quinta-feira as segundas prestações dos prémios aos produtores de ovinos e caprinos, que inicialmente seriam pagos em junho, bem como as ajudas aos produtores de ananases, que seriam pagas em abril.
No caso das ajudas aos produtores de tabaco e aos produtores de culturas tradicionais, o pagamento será feito numa única vez, quando o que estava previamente definido era os pagamentos decorrerem em duas fases.
O titular da pasta da Agricultura adiantou ainda que, a 29 de março, sucederá a mesma antecipação dos pagamentos de segundas prestações, mas desta vez para o prémio à vaca aleitante e a ajuda aos produtores de culturas arvenses, sendo que a ajuda ao escoamento de jovens bovinos dos Açores será paga integralmente.
O Secretário Regional anunciou também que as candidaturas aos apoios no âmbito do programa POSEI 2019 decorrem até 15 de maio.