Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial exigiram explicações ao Governo Regional sobre a alegada disponibilização de meios do Hospital da Horta a uma empresa privada, para a realização de consultas de medicina do trabalho.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Carlos Ferreira e Luís Garcia explicam que em causa estão as denúncias da alegada existência de uma empresa privada do continente – Medempresa – a praticar medicina do trabalho nas instalações do Hospital da Horta, “não para os funcionários do hospital, mas para clientes privados daquela empresa”.
O pedido de explicações dos parlamentares social-democratas surge após uma notícia da Antena 1/Açores, que revelou que foram feitas duas queixas à Inspeção Regional de Saúde sobre o assunto.
Os deputados do PSD/Açores pretendem que o Governo explique as “evidentes contradições” do Secretário Regional da Saúde e do presidente do conselho de administração do Hospital da Horta acerca deste caso.
Carlos Ferreira e Luís Garcia querem igualmente ver esclarecidas as afirmações do presidente do conselho de administração do Hospital da Horta, que, em declarações à Antena 1/Açores, negou as suspeitas e admitiu apenas que a unidade hospitalar tem um “protocolo” com a Medempresa para a “prestação de serviços na área dos exames complementares de diagnóstico e de algumas consultas de Medicina Interna”.