Foram nove, as escolas do arquipélago dos Açores que viram os seus projetos distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança, na primeira edição desta iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais, da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concretizem ideias extraordinárias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar.
Da ilha do Pico, a EB/S de São Roque foi distinguida na categoria alimentação, higiene e ambiente, com o projeto ler verde e a EB 12/JI da Ponta da Ilha na categoria envolvimento da família e comunidade educativa, com o projeto Feira de Natal.
Até ao dia 5 de abril as escolas podem candidatar-se à segunda edição da iniciativa Escola Amiga da Criança, que reconhece, partilha e estimula projetos educativos nas seguintes categorias: Alimentação, Saúde e Ambiente; Cidadania e inclusão; Digital; Envolvimento família e comunidade; Espaços Escolares; Segurança; e Atividades extracurriculares e interdisciplinares.
O vencedor do projeto ganha cinco mil euros em livros LeYa e o projeto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros para as bibliotecas das escolas.