O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou em Lisboa que o Governo dos Açores está a trabalhar com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) no sentido de agilizar todos os procedimentos e mecanismos relativos à receção, análise, decisão e processamento dos pedidos de pagamento das candidaturas ao programa VITIS.
Valter Braga considerou que o programa VITIS tem sido um “instrumento estratégico essencial” no processo de reabilitação e reconversão das vinhas nos Açores, contribuindo para a dinamização da economia local e para a criação de emprego e de riqueza.
Desde 2014 já foram aprovados 470 projetos no âmbito do VITIS, com uma área de 761 hectares de vinha e com um investimento aprovado de 20,4 milhões de euros, dos quais já foram pagos quase 18 milhões de euros até ao final do mês de janeiro.
O Diretor Regional considerou que estes indicadores dão bem nota do grande dinamismo e vitalidade que a vitivinicultura tem atualmente nos Açores, com particular destaque para a ilha do Pico.