O navio Viana do Castelo chega esta segunda-feira a Ponta Delgada, para iniciar uma missão nos Açores com a duração de dois meses, substituindo o Sines.
De acordo com comunicado da Marinha Portuguesa, a missão tem como objetivo a presença nos espaços marítimos do arquipélago dos Açores, tendo em vista o exercício da autoridade do estado no mar, o contacto com as diversas comunidades das Ilhas que constituem o arquipélago, bem como realização de ações de busca e salvamento marítimo.
O navio irá exercer ações de vigilância e patrulhamento marítimo, proteção e controlo das atividades econômicas, científicas e culturais ligadas ao mar, bem como, de proteção dos recursos naturais e defesa do ambiente, através da prevenção e combate à poluição marinha.
O navio tem ainda capacidade para prestar assistência a pessoas e embarcações em perigo, integrando a estrutura de busca e salvamento marítimo, e para colaborar com a proteção civil e autoridades civis em situações de auxílio à população, em caso de catástrofe, calamidade ou acidente.