O Secretário Regional da Saúde destacou ontem nas Lajes do Pico, a importância para as operações de busca e resgate da realização do primeiro curso de Introdução à Informação Geográfica para bombeiros açorianos.
Esta ação, associada ao curso de Inglês, reveste-se de particular interesse na vertente do turismo e também para a população em geral, no socorro prestado em situações, por exemplo, de desaparecimento em trilhos pedestres”, sublinhou Rui Luís, que falava na cerimônia que assinalou o Dia Municipal do Bombeiro e o 38.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
Esta formação pretende capacitar os elementos dos corpos de bombeiros para a interpretação, leitura e aplicação de práticas relacionadas com informação geográfica diversa, criando ferramentas para apoiar operações de busca e resgate ou qualquer tipo de ocorrência onde a localização é essencial para o devido apoio à decisão.
O responsável pela pasta da Proteção Civil frisou que este curso é o reflexo da aposta do SRPCBA no aumento da oferta formativa, bem como na inovação e na disponibilização.