O grupo parlamentar do PSD/Açores propôs que a compensação para os jovens no âmbito do programa ‘Estagiar U’ volte a ser o salário mínimo regional e que o horário dos estagiários seja reposto em 35 horas semanais.
Num projeto de resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os social-democratas recomendam ao Governo Regional “a reposição integral do programa ‘Estagiar U’, no formato anterior à resolução 35/2018, sendo o horário semanal de 35 horas e a compensação igual à remuneração mínima garantida na Região”.
Mónica Seidi salientou que o ‘Estagiar U’, “apesar de não ser um programa de emprego, permite aos jovens estudantes universitários residentes na Região o primeiro contacto com a realidade laboral na sua área formação”.
A parlamentar lembrou que os diferentes programas ‘Estagiar’ foram recentemente reformulados, mas que, “apesar das mudanças verificadas, as alterações introduzidas não correspondem à vontade dos jovens açorianos, sendo que em alguns casos estes foram prejudicados”.