O presidente do PSD/Açores afirmou que o Governo Regional está a “dificultar” o acesso das autarquias da Região aos fundos comunitários, alegando que o executivo não tem permitido que os municípios submetam novos projetos.
Até ao momento só foram executados menos de 25% de um total de 160 milhões de euros que deveriam estar disponíveis para os municípios açorianos”, afirmou Alexandre Gaudêncio, no encerramento das Jornadas de Formação Autárquica do partido, que decorreram na Terceira.
O líder social-democrata açoriano salientou que esta execução dos fundos comunitários “não se deve à ausência de projetos das autarquias, mas sim à falta de disponibilidade do Governo Regional em abrir novos avisos que possibilitem às Câmaras Municipais submeterem novos projetos que possam ir ao encontro das necessidades das populações.
O presidente do PSD/Açores considerou que a solução passa por “abrir todos os avisos ao mesmo tempo e sem limitação de mínimos executados”, defendendo também a “alteração da obrigação de se submeterem metade dos projetos nos primeiros quatro eixos da programação”.