O PSD/Açores quer saber quando é que o Governo Regional vai adquirir um barco salva-vidas para os Bombeiros Voluntários da Madalena, “uma promessa que foi feita em janeiro de 2005, ou seja há mais de 14 anos, e que continua por cumprir”, denunciou o deputado Marco Costa.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os social-democratas lembram que, a 11 de janeiro de 2005, foi noticiado pelo GACS “a decisão do Governo Regional de adquirir oito embarcações próprias para o salvamento marítimo, uma das quais para a corporação dos Bombeiros Voluntários da Madalena”. Passado mais de 14 anos, e sem este compromisso ser cumprido Marco Costa exige uma justificação por parte da tutela.
O deputado picoense alerta para o facto de, hoje em dia, “as responsabilidades a esse nível serem ainda maiores, já que que a ilha do Pico, e o porto da Madalena de forma particular, “têm uma elevada taxa de tráfego de passageiros, que tem vindo a aumentar, e que atinge valores superiores a 500 mil passageiros anuais”.
Além disso o Porto da Madalena é uma das grandes bases regionais de empresas ligadas às atividades marítimo-turísticas, sejam elas de observação de cetáceos, de mergulho ou outras, mantendo ainda uma considerável dimensão piscatória.