Os deputados municipais das Lajes do Pico reuniram-se na terça-feira em Assembleia Municipal na sede da Filarmónica Liberdade Lajense.
No período antes da ordem do dia os deputados municipais do Podemos + questionaram o executivo camarário sobre a anulação do concurso para a colocação de cinco trabalhadores e sobre a casa mortuária na Calheta de Nesquim.
Roberto Silva, presidente da autarquia adiantou que o concurso para a colocação de 8 novos trabalhadores decorre até sexta-feira e que os cinco trabalhadores que entraram no concurso que foi anulado foi prescindido o contrato. Quanto à casa mortuária o presidente informou que estão a adquirir equipamento e que em breve o espaço vai estar ao serviço da população.
Na ordem do dia os deputados aprovaram com os votos a favor do PS e a abstenção do Podemos + o relatório e contas do exercício de 2018.
Roberto Silva, disse que fizeram uma redução de 18% da divida à banca e isso influenciou o investimento, mas garantiu que estão a preparar investimentos para 2020/2021 e faz um balanço bastante satisfatório.
Miguel Machado vereador do podemos +, disse que o montante de investimento previsto era de cerca de dois milhões de euros e o executado foi de apenas de 600 mil euros, o que dá 30% do executado, 68% dos investimentos tiveram nível de execução zero e 14% dos investimentos tiveram execução superior a 50%. Houve também um aumento de custo com pessoal em cerca de 14% em relação a 2017.
O presidente da Câmara deu também conhecimento à Assembleia Municipal do pedido para a instalação de uma tenda no Acesso à Zona Balnear da Maré.
Roberto Silva garante que a colocação da tenda naquele local não tem qualquer impacto ambiental e reconhece que a vila não tem outra alternativa para a colocação da tenda senão ali. O autarca reforçou que o espaço da tenda foi requalificado e que o mar destruiu tudo defendendo que se os DJs ficassem no palco principal das festas ia ter um impacto muito superior para as pessoas da vila que precisam de descansar.
O presidente sugeriu que uma forma de requalificar aquele espaço podia passar pela colocação de um quiosque na zona e um campo de vólei de praia uma vez que fica próximo de uma zona balnear, a única do Pico com a água com qualidade de ouro.
Também o município vai realizar este mês varias atividades de solidariedade para com o povo de moçambique. Vão angariar bens e fundos durante todo o mês e no dia 25 de Maio vão organizar um concerto solidário no salão da Silveira pelas 21 horas.