O Diretor Regional da Agricultura afirmou que, anualmente, são produzidos nos Açores mais de 100 toneladas de mel, que geram uma receita de cerca de um milhão de euros, através da comercialização de mel, mas também da cera, da geleia real, entre outros produtos.
José Élio Ventura frisou que a apicultura desempenha também um papel muito importante para todo o setor agrícola, tendo em conta que as abelhas atuam como polinizadores naturais, aumentando a rentabilidade das produções agrícolas, mas também na polinização de outras plantas, preservando-as e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade.
O diretor regional destacou o facto da apicultura nos Açores ter registado uma evolução muito significativa na última década, um vez que o número de apicultores e de apiários mais do que duplicaram e o número de colónicas cresceu 60%.
Presentemente existem na Região 450 apicultores, 900 apiários e 7500 colónias, sendo que as ilha de São Miguel, Pico e Terceira representam mais de 70% dos apicultores registados na Região.