A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo realçou a atribuição de 26 prémios de excelência no âmbito do programa “Eco-freguesia, freguesia limpa de 2018”, com representatividade em todas as ilhas do arquipélago: 1 no Corvo, 1 nas Flores, 5 no Faial, 2 no Pico, 1 em São Jorge, 1 na Graciosa, 8 na Terceira, 4 em São Miguel e 3 em Santa Maria.
Marta Guerreiro, que falava na entrega dos Prémios Excelência, instituídos desde 2014, salientou que esta é uma forma de distinguir “as freguesias cujo esforço de limpeza e de manutenção tenha obtido as pontuações mais elevadas nos diversos critérios de avaliação”.
Segundo a governante, “premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só, reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das ações de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma mudança efetiva de comportamentos”.
Na ocasião, a Secretária Regional adiantou que, “este ano, inscreveram-se 143 freguesias dos Açores, sendo que as candidaturas apresentadas aos projetos 'A Minha Ribeira' e 'Costa Limpa' abrangem a intervenção em 208,6 quilómetros de linhas de água e 147,9 quilómetros de costa”.
O “Eco-freguesia, freguesia limpa” tem como objetivo reconhecer e distinguir o esforço das entidades locais, em colaboração com as suas populações, na limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados em espaços públicos, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.