O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu, em Angra do Heroísmo, a necessidade de uma maior ligação entre o tecido empresarial e o desporto nos Açores.
Falando na XVIII edição da Gala do Desporto Açoriano, o secretário avançou que, na atual legislatura, o Governo dos Açores já investiu mais de 32 milhões de euros na promoção do desporto que se assume como uma “atividade de todos e para todos”.
Avelino Meneses pugnou pela “urgência” de colocar o tema da ética no desporto na agenda da comunicação social para que “as futuras gerações tragam maior civilidade a todas as competições”.
Por outro lado, enfatizou que “a Gala do Desporto Açoriano é, por excelência, a celebração da nossa atividade física de competição”, relembrando, neste contexto, a recente participação de atletas açorianos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, em 2016.
Nesta edição da Gala, que se reporta à época desportiva de 2017-2018, foram homenageados 85 galardoados das ilhas de S. Maria, S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial.
Da ilha do Pico foram galardoados Jaime Medeiros, há 20 anos como dirigente de Ténis de Mesa, o Grupo desportivo da Casa do Povo de Santo António – Kickboxing - 1.º classificado no Campeonato Nacional de Kickboxing na disciplina de Point-Fighting, o Grupo Desportivo do Salão Recreativo dos Toledos pela participação na Taça Europeia no escalão de Seniores Femininos e Masculinos e Bernardo Silva, Érica Tomé e Nádia Raposo que representaram a Seleção Nacional de Kickboxing no Campeonato do Mundo de Kickboxing.