O líder parlamentar do PSD/Açores exigiu explicações ao Governo Regional sobre os atrasos nos pagamentos de diárias aos utentes deslocados do Serviço Regional de Saúde, alegando que existem situações de incumprimento superiores a seis meses.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o presidente do grupo parlamentar social-democrata salientou que, no âmbito desta situação de pagamentos em atraso, encontram-se utentes de “famílias de poucos recursos”, o que “pode pôr em causa futuras deslocações por, eventualmente, não terem condições para suportar de forma antecipada os custos dessas mesmas deslocações”.
Para Luís Maurício, trata-se de uma situação de “enorme gravidade, traduzida pela incapacidade dos utentes deslocados receberem a tempo e horas as suas diárias, complementos e despesas de transportes terrestres”.
O deputado social-democrata acrescentou que estes atrasos nos pagamentos aos doentes deslocados começaram a verificar-se após a entrada em vigor, em setembro de 2018, do novo regulamento geral de deslocações do Serviço Regional de Saúde.