O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a realização, na próxima semana, nos Açores, da sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) é extremamente importante pela visibilidade que dará à Região enquanto produtora de vinhos de qualidade, ao trabalho de recuperação das vinhas que tem sido feito e ao potencial económico e social deste setor.
João Ponte frisou que este evento, que acontece pela primeira vez nos Açores, constitui uma excelente oportunidade para dar a conhecer mundialmente todo o trabalho e potencial de crescimento dos vinhos de qualidade que são produzidos nos Açores.
O governante acrescentou que a reunião terá lugar durante dois dias, no Faial e no Pico, considerando que os Açores, no seu todo, ficam a ganham com a possibilidade de acolher e organizar, pela primeira vez, um evento como este.
O Secretário Regional adiantou que foi planeado um programa equilibrado, que tira partido da proximidade entre o Faial e o Pico, beneficiando ambas as ilhas.
A sessão plenária da AREV decorre a 12 de junho, na Sociedade Amor da Pátria, na Horta.
No dia seguinte, o programa decorre no Pico, começando com uma visita às curraletas de vinha, na zona da Criação Velha, na Madalena, seguindo-se uma visita ao Museu do Vinho e à Adega A Buraca.
No Centro Interpretativo da Vinha terá lugar uma degustação de vinhos dos Açores, com a presença de todos os produtores de vinho certificado do Pico e outras entidades locais convidadas, estando ainda prevista uma visita à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.