Foi apresentado sexta-feira o programa das comemorações dos 15 anos da classificação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e da respetiva designação como Património Mundial.
As comemorações vão decorrer de 27 de junho a 2 de julho nos concelhos da Madalena e São Roque.
Assim no dia 27 de junho, o programa conta com receção dos passageiros desembarcados no aeroporto do Pico com a entrega de vouchers para visita gratuita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e ao Museu do Vinho.
No dia 28, durante a manhã está agendado um coloquio intitulado A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, contributos para o desenvolvimento sustentável na Câmara de São Roque e à tarde na câmara da Madalena há um pico de honra com a edição especial do vinho lajido, comemorativa dos 15 anos da designação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico como Património Mundial, seguindo-se a sessão solene e a exibição do documentário Vinha do Pico - Paisagem de Oportunidade de Paulo Silva.
No dia 29 de junho o programa conta com um Peddy Paper no Lajido da Criação Velha e no dia 30, provas de vinhos no Centro de Interpretação da Paisagem da Vinha do Pico.
Nos dias 1 e 2 de julho está previsto um workshop intitulado Paisagens Culturais Vinhateiras, Património da Humanidade, na segunda-feira na Câmara Municipal da Madalena e na terça-feira na Câmara Municipal de São Roque.
Hernâni Jorge, diretor regional do ambiente, defende que é fundamental manter e preservar este património que tem contribuído para o desenvolvimento da ilha e da região.