Os deputados Municipais das Lajes do Pico reuniram-se quarta-feira em Assembleia Municipal no salão da Filarmónica Liberdade Lajense.
No período antes da ordem do dia os deputados municipais felicitaram a Junta de Freguesia da Calheta pela distribuição de mais contentores pela freguesia incentivando à separação de resíduos e questionaram o executivo camarário sobre o ponto de situação das zonas balneares do concelho, sobre o concurso público de pessoal que tinha sido anulado e sobre a falta de asfalto para a remendagem de caminhos, uma vez que na ilha a única empresa que o produz não está a fazer.
Roberto silva recordou que o reforço de contentores deve-se a uma candidatura à ADELIAÇOR bem como a aquisição de uma nova viatura de recolha de resíduos e informou que o novo concurso já decorreu e que ficaram nos cinco primeiros lugares as mesmas pessoas que tinham ocupado os cinco primeiros lugares do anterior, começando a iniciar funções no dia 1 de julho, garantindo que vai avançar com um processo em tribunal contra as difamações, dadas a gravidade das acusações .
Na ordem do dia os deputados aprovaram a terceira revisão orçamental, que tem como objetivo disponibilizar uma verba de 3.500 euros para a Junta de Freguesia das Ribeiras para a beneficiação da lancha Açoriana, e foi dado a conhecer à Assembleia Municipal a revisão dos tarifários da água e dos resíduos sólidos e urbanos.
O presidente da autarquia assumiu o erro na atribuição das tarifas aplicadas na fatura da água admitindo que vão alterar o regulamento e que o valor pago a mais vai ser devolvido aos lajenses.
Ainda na ordem do dia, Roberto Silva deu a conhecer o ponto de situação do realojamento das famílias da rua da Ladeira, freguesia das Ribeiras, informando que o Governo Regional tem todos os dados das avaliações feitas para iniciar o realojamento das famílias ou indemnizar.
O presidente da Câmara comunicou ainda que foi constituído arguido nos processos referentes à viagem ao vaticano, uma vez que era obrigação abrir concurso público e foram pela melhor proposta apresentada, bem como pelos termos usados num e-mail enviado ao diretor da Miratecarts, Terry Costa.