No verão de 2020 a Associação Amigos do Canal conta ter a Espalamaca a navegar.
A expetativa é de Manuel Tomás, presidente da Associação, que falava sábado no programa Em Foco da Rádio Pico onde informou que atualmente já foram colocados os depósitos de combustível e que os motores oferecidos pela marinha estão numa oficina para revisão.
O presidente recordou que a Espalamaca foi classificada de interesse regional e afirmou que estas lanchas são mais do que barcos uma vez que são pedaços de nós e da nossa história recordando que esse património está completamente perdido dando como exemplo a Velas, a Calheta ou o Terra Alta.
Manuel Tomás informou que candidataram a lancha Espalamaca ao Orçamento Participativo da Região e apelou às pessoas do canal e emigrantes para que votem na “Espalamaca a navegar” durante o mês de julho para ajudar a concretizar o sonho de voltar a colocar a lancha histórica no mar.
O objetivo seria durante os cinco meses de verão o barco ficava na água para passeios e visitas turísticas de mar aos diversos concelhos do triângulo e nos sete meses de inverno ficaria afeto ao Museu da Construção Naval que vai ser construído em breve na freguesia de Santo Amaro.
O presidente reconhece que é fundamental a verba disponibilizada para a manutenção do património baleeiro mas admite que é fundamental estender essa verba ao património do canal com o objetivo de preservar aquilo que é nosso, louvando os apoios recebidos de locais e emigrantes mas ao mesmo tempo lamenta a falta de entusiasmo dos picoenses para este assunto.