O presidente do Conselho de Administração da SATA reuniu ontem em São Roque com a Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) e com a Associação Comercial e industrial da Ilha do Pico (ACIP).
Mark Silveira, presidente da AMIP, faz um saldo positivo desta reunião pelos esclarecimentos que o conselho de administração fez sobre as vicissitudes que aconteceram durante o mês de junho e que provocaram constrangimentos no setor turístico e aproveitaram o momento para perspetivar o futuro uma vez que o número de dormidas é superior ao número de passageiros embarcados e desembarcados, defendendo o reforço do número de ligações para o Pico.
Também Rui Lima, presidente da ACIP, admitiu que foi uma reunião que permitiu dar a conhecer a realidade dos picoenses à administração da SATA e está com esperança no futuro para que se reponha a normalidade e a eficiência.
Roberto Silva, presidente da Associação de Municípios do Triângulo, transmitiu ao presidente da administração da SATA que tem que existir complementaridade entre os aeroportos do Faial e do Pico e que o número de voos têm que ser igual entre o Pico e o Faial nas ligações com Lisboa garantindo que o triângulo vai beneficiar com esta prática.
António Teixeira, presidente do Conselho de Administração da SATA, disse que as irregularidades e cancelamentos não se mudam de um dia para o outro embora garanta que a empresa está a trabalhar para criar as condições mínimas necessárias.
Imprevistos surgem sempre e recordou um cancelamento de uma viagem para o Pico devido a um pássaro que entrou no motor do avião. No entanto adiantou que em julho vai existir um reforço de mais 20 pilotos e copilotos e vão abrir uma nova formação que deve estar concluída em setembro.
Questionado sobre o reforço de ligações para o Pico o presidente adiantou que estão a fazer um estudo por forma a ajustar a oferta à procura.
Sobre a greve anunciada para os dois primeiros fins-de-semana de julho o presidente disse que vão trabalhar para conseguir levantar a greve e acredita num bom desfecho.