A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou ontem que o Governo dos Açores vai avançar com o reperfilamento do troço de estrada do Ramal do Monte da Guia, no Faial, repondo assim as condições de circulação naquela zona.
A intervenção, orçada em cerca de 200 mil euros, “terá início após os procedimentos de elaboração de projeto e procedimento concursal para adjudicação desta empreitada”, revelou Ana Cunha, após a apresentação do estudo prévio de reperfilamento do troço.
A titular da pasta das Obras Públicas lembrou que, depois do deslizamento de terra que aconteceu naquele ramal em outubro, “houve necessidade de encerrar temporariamente o trânsito, durante cerca de dois dias, a partir do acesso ao parque de contentores do Porto da Horta, para permitir a avaliação dos técnicos de Laboratório Regional de Engenharia Civil, que se deslocaram na altura, à zona para fazer uma avaliação das soluções que se poderiam aplicar”.
Na ocasião, e após essa avaliação, procedeu-se à reabertura condicionada, utilizando apenas uma única via, com circulação alternada, o que tem vindo a suceder até agora.
Ana Cunha frisou que, tendo em mente, sempre e em primeiro lugar, a salvaguarda de pessoas e bens, “estivemos a trabalhar na construção de uma solução para o reperfilamento deste troço de estrada”, para repor as condições de circulação, dado que, “sendo uma zona de acesso ao Monte da Guia, à praia do Porto Pim, ao Centro de Interpretação do Monte da Guia, à própria Fábrica da Baleia, não era viável continuar com a circulação numa só via”.