A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou que o Grupo de Trabalho constituído para estudar e decidir a melhor solução para a substituição dos cabos submarinos de comunicações entre o continente, os Açores e a Madeira deverá apresentar as suas conclusões até ao final do ano.
Ana Cunha falava em Lisboa, no final da primeira reunião deste grupo de trabalho, que integra representantes dos governos da República, dos Açores e da Madeira e da ANACOM.
A Secretária Regional adiantou que a ANACOM já adiantou um cronograma para o investimento, que inclui a fase do concurso procedimental e depois todo o desenvolvimento do investimento”, incluindo a escolha do adjudicatário, “que terá inclusivamente que fabricar os cabos, averiguar os fundos, o local onde vão ser colocados os cabos, etc.”.
A titular da pasta das Comunicações salientou, assim, que “já há um cronograma inicial para o investimento e que aponta para uma conclusão do investimento em 2023, o que dá alguma segurança ao nível de contingência que, no decurso de todo o processo e da realização do investimento, possa ocorrer”.