O deputado do PSD/Açores Marco Costa considerou que “o governo regional e o PS já não conseguem esconder um dos seus maiores falhanços”, referindo-se à crise instalada “no setor dos transportes”.
Marco Costa abordou o início da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros, “que se revelou desastrosa, e que só não teve consequências piores porque, como recurso de última hora, foi possível encontrar um navio de substituição. Ainda assim, falou de absoluto amadorismo do conselho de administração da Atlânticoline neste processo”.
O deputado frisou que contratar, a 4 meses do início da operação, um navio cujas necessidades de reparação eram muito significativas, deixava antever a elevada probabilidade de incumprimento dos prazos contratuais.
Marco Costa acusa ainda a tutela “de ocultar a verdade sobre as garantias nos transportes aéreos para a ilha do Pico, desrespeitando os empresários locais, já que os mesmos mereciam muito mais consideração, pois servem de palco quando o Governo quer colher louros das apostas num produto turístico singular e sustentável”.