O deputado do PSD/Açores Bruno Belo, defendeu a integração, por concurso público, na Administração Pública Regional "para os trabalhadores que pertencem às IPSS, mas desempenham funções no Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA)”, considerando “de inteira justiça igualar as oportunidades entre aqueles trabalhadores, corrigindo uma situação que é gravosa e injusta para cerca de 167 pessoas, conforme confirmado pela tutela”.
No caso, tratam-se de colaboradores das IPSS “que prestam serviço permanente à Administração Regional, com salários menores e subordinados às chefias da Administração Regional. São trabalhadores que formalmente pertencem aos quadros das IPSS, mas que efetivamente estão ao serviço da Administração Pública”.
Segundo o social-democrata, essa equiparação só se pode alcançar de uma única forma: “o Governo tem que proceder à integração plena desses técnicos nos quadros da Administração Pública, por concurso público e de acordo com a legalidade, como já fez com os trabalhadores precários ou com os funcionários das empresas públicas extintas”.