A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo entregou no Faial, nove drones ao corpo de Vigilantes da Natureza para uso em ações de monitorização e fiscalização ambiental, permitindo a disponibilidade de um por cada ilha dos Açores.
Marta Guerreiro que falava na entrega dos drones sublinhou “o investimento do Governo dos Açores no reforço da capacidade técnica e operativa dos Serviços de Ambiente, com destaque para o corpo de Vigilantes da Natureza”.
Nesse sentido, apontou como exemplo o facto de, nos últimos anos, o efetivo do corpo de Vigilantes da Natureza dos Açores ter sido aumentado em 50%, contando atualmente com 44 elementos.
A titular da pasta do Ambiente adiantou que estão em curso procedimentos para a contratação de mais oito Vigilantes da Natureza ainda este ano.
Para além do aumento do corpo de Vigilantes, a Secretária Regional reforçou o investimento feito na sua capacitação e equipamento, quer através do ajustamento dos uniformes às suas necessidades, quer na aquisição, até ao momento, de 10 viaturas elétricas.