Os Candidatos do PSD à Assembleia da República reuniram na sexta-feira com a direção da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.
Márcio Silva, candidato pela ilha do Pico destacou o trabalho desenvolvido pelos viticultores e pela adega cooperativa na melhoria da produção e na valorização dos vinhos do Pico e dos Açores e recordou o papel fundamental que os deputados têm tido no Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS) que desde 2014, já permitiu a aprovação de projectos em cerca de 800 hectares de vinha nos Açores.
O candidato destacou também a área de vinha cultivada que tem vindo a crescer e apesar de alguns contratempos, como foi o caso das chuvas de agosto, surgem interrogações quanto à capacidade de laboração das uvas, quer por falta de mão-de-obra quer de infra-estruturas para a receção das uvas.
A criação de espaços dedicados ao enoturismo segundo Márcio Silva serão fundamentais para o desenvolvimento desta atividade e representarão uma mais-valia. No entanto, a incerteza atual ao nível das acessibilidades estão a originar alguma incerteza e falta de garantia para os operadores turísticos, pondo em risco toda a dinâmica económica da ilha do Pico associada a este sector.