Márcio Silva, candidato do PSD/Açores à Assembleia da República, defende a aplicação “imediata” das majorações de apoios sociais para os 162 trabalhadores despedidos pela Cofaco, na ilha do Pico, em maio de 2018, “cumprindo o estabelecido em resoluções aprovadas pela Assembleia Regional e pela Assembleia da República”, afirmou.
Em causa está “um regime especial e transitório de facilitação de acesso, majoração de valor e prolongamento de duração de apoios sociais a esses trabalhadores que, recorde-se, laboravam para o maior empregador do Pico.
“Na prática desapareceram cerca de 300 postos de trabalho diretos e indiretos, criando um desequilíbrio na situação social e económica da ilha do Pico e da Região, reforça Márcio Silva.
O despedimento deveu-se ao encerramento da fábrica da Cofaco no Pico, “havendo um compromisso da empresa de abrir uma nova fábrica até janeiro de 2020, com capacidade inicial para 100 trabalhadores e a possibilidade de aumentar o efetivo até 250”, recorda o candidato.