A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou em Ponta Delgada que o Governo dos Açores vai propor a alteração da legislação em vigor para possibilitar a continuidade do regime de apoio ao arrendamento, do qual já beneficiaram 3.350 famílias açorianas nos últimos 10 anos.
Andreia Cardoso falava na conferência de imprensa promovida pela Direção Regional da Habitação para a apresentação do balanço de 10 anos do programa 'Famílias com Futuro', na vertente de Incentivo ao Arrendamento.
Da avaliação efetuada o Governo dos Açores considera importante manter este regime de apoio ao arrendamento, fruto dos desafios que se colocam na atualidade às famílias, em resultado do grande aumento do turismo, da conversão de habitação em Alojamento Local e da consequente variação no valor das rendas”, disse.
É, por isso, que vão propor a alteração da legislação em vigor no sentido de possibilitar um novo período de candidaturas de cinco anos, passando, assim, a existir três períodos de candidaturas, possibilitando que qualquer família que entre agora no programa possa beneficiar de apoio por um período máximo de 15 anos”.
A Secretária Regional salientou que esta decisão do Executivo significa a manutenção do nível de investimento do Governo dos Açores neste apoio e que as famílias açorianas que optam por arrendar uma habitação poderão usufruir de um apoio ao pagamento de renda, que pode chegar a 70% da renda máxima definida, durante um período de 15 anos.