O candidato do PSD do Pico às eleições de 6 de outubro afirma que é fundamental a melhoria das condições para a prestação de cuidados de saúde em especial nas ilhas sem hospital que devem merecer maior prioridade relativamente a ilhas com hospital, bem como, ultrapassar as assimetrias internas por demais evidentes. Para o candidato mantêm-se a necessidade de aumento do número de consultas de especialidade na Ilha do Pico, de forma a minimizar a deslocação de utentes a outras ilhas e principalmente reduzir os tempos de espera, em algumas áreas de especialidade. Márcio Silva destaca também a preocupação com as persistentes reclamações por parte dos utentes do Pico, relativamente ao tratamento da logística das deslocações pelos serviços do Hospital da Horta, nomeadamente com o facto de não ser facultado ao utente a possibilidade de efetuar as viagens aéreas com início e fim no aeroporto do Pico, nos dias em que não existem voos diretos. O candidato garantiu que vai pugnar pela harmonização e interligação administrativa entre os serviços da Unidade de Saúde da Ilha do Pico e o Hospital da Horta, na questão das evacuações urgentes relativamente à admissão, realização de exames e atendimento, carecendo, definitivamente de ser reduzida a burocracia existente em benefício dos doentes. É também vital para Márcio Silva para Saúde na Ilha do Pico a manutenção do sistema de atendimento permanente nos três centros de saúde da ilha, sendo fundamental a fixação de novos médicos de medicina familiar na Ilha para renovação dos quadros existentes.
O Centro de Saúde de São Roque do Pico em termos funcionais, de manutenção do edifício, jardins e parque exterior apresenta carências inadiáveis. Esta infraestrutura já foi uma referência em termos de saúde, carecendo atualmente, de uma profunda intervenção em termos de manutenção. No concelho das Lajes do Pico o atual Centro de Saúde não reúne as mínimas condições de funcionamento. A obra de reabilitação colmatará algumas necessidades imediatas mas não invalida a necessidade de se encontrar uma solução definitiva que passará pela construção futura de um novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico, com melhores condições, valências e reforço de serviços.
Assim o candidato do PSD apela ao voto no próximo dia 06 de outubro no PSD como sinal de descontentamento com toda esta apatia demonstrada pelo PS, que não dignifica a labuta e o trabalho que os Homens do Pico têm desenvolvido na promoção e desenvolvimento dos Açores.