Os deputados do PSD/Açores António Almeida e António Pedroso questionaram ontem o Governo Regional sobre o impacto na comercialização do Queijo São Jorge com a criação de novas taxas aduaneiras nos Estados Unidos da América.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os parlamentares salientaram que “é nos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá que tem sido efetuada uma aposta na exportação deste produto singular, do qual depende o rendimento dos produtores, das cooperativas e das indústrias da ilha de São Jorge”.
Com as taxas anunciadas na ordem dos 25%, os produtos lácteos açorianos exportados para os Estados Unidos sofrerão um impacto relevante, com a penalização dos preços de venda ao público, podendo constituir mais um golpe nos resultados da economia do Queijo São Jorge”, alertaram.
Nesse sentido, António Almeida e António Pedroso perguntaram ao Governo Regional “que avaliação efetuou do impacto nos preços e na venda dos produtos lácteos açorianos no mercado dos Estados Unidos, de forma especial no queijo produzido na ilha de São Jorge, com a aplicação dessas taxas”.