O Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia informou que foi enviado um técnico às Flores e ao Pico, ilhas que "foram as mais afetadas" no que respeita a infraestruturas de apoio à pesca, com o objetivo de "identificar os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo e produzir um relatório que, entretanto, já foi concluído”.
Mergulhadores especializados encontram-se neste momento a efetuar vistorias em várias infraestruturas portuárias da ilha do Pico, nomeadamente no porto do Calhau (Monte) e nos portos de pescas de Santa Cruz das Ribeiras, da Calheta do Nesquim, de São Mateus, de São Caetano e de São João.
No que respeita aos equipamentos de apoio, estão a ser desenvolvidos esforços para reparar a grua do Monte Calhau, tendo-se procedido já à reparação dos danos materiais nos postos de recolha de pescado de São Mateus e de São João.
Na oficina de reparação naval do porto de São João estão a ser repostas as telhas e os telhões em falta, procedendo-se depois à recolocação da cobertura, em colaboração com a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.
Foram também solucionadas as avarias na ventilação dos postos de recolha de São Roque e de Santo Amaro, bem como a avaria hidráulica na grua do porto da Manhenha, para além de já terem sido efetuados os trabalhos de limpeza e de reparação da iluminação e dos sistemas elétricos de todos os edifícios e equipamentos de apoio à pesca.