O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou a criação de uma plataforma eletrónica, que estará disponível "dentro de dias”, destinada a pescadores lúdicos, “tanto da pesca submarina, como da pesca embarcada”.
Gui Menezes adiantou que os pescadores lúdicos “serão convidados a fazer o seu registo e a preencher um diário de pesca”, com o objetivo de permitir que a administração regional consiga obter “dados mais robustos e mais detalhados” sobre esta atividade nos Açores.
O governante, que falava à margem de uma reunião com os presidentes da Associação Regional da Pesca Lúdica e da Federação das Pescas dos Açores, referiu que através da nova plataforma eletrónica será possível obter dados como “a localização da pesca, a frequência com que se pesca e as espécies que se capturam”.
Paralelamente, Gui Menezes adiantou que vai ser utilizado “outro tipo de metodologia, através da recolha de amostragens 'in situ' em várias ilhas”, sendo que os técnicos vão deslocar-se para efetuar inquéritos aos pescadores “que estejam naquele momento a exercer a sua atividade”.
O Secretário Regional anunciou ainda que, ao abrigo do projeto PLASMAR, vai ser desenvolvida “uma aplicação para telemóvel com alguma informação útil para os pescadores lúdicos”, que vão também poder aceder ao seu diário de pesca no telemóvel.