A Escola Cardeal Costa Nunes está bem. A garantia é de José Manuel Anacleto, recentemente eleito para um mandato de três anos à frente do conselho executivo daquela escola, que falava sábado no programa Em Foco da rádio Pico.
O presidente adiantou que o objetivo para estes três anos passa por delinear um plano de intervenção que permita propiciar melhores condições de aprendizagem aos alunos, que passa por aprendizagens de qualidade e que promova mudanças nas crianças para continuarem a atingir o sucesso.
O presidente do executivo informou que neste ano letivo estão inscritas cerca de 850 crianças nas escolas do concelho da Madalena e 113 professores.
Para o José Manuel Anacleto este não é o número ideal de docentes uma vez que no concelho existem 105 alunos com necessidades especiais e defende que era necessário no mínimo mais dois professores para colmatar esta necessidade.
No entanto garante que tudo está a ser feito para que estes alunos tenham as necessárias condições de aprendizagem. Também ao nível de pessoal não docente a Escola Cardeal está com falta de meios humanos, embora nos últimos anos tenham sido abertas algumas vagas para assistentes operacionais.
Outras preocupações do presidente do conselho executivo passam pela vedação e pintura dos muros, bem como iluminação exterior, equipamentos para o refeitório e o volume de água para os balneários que não é suficiente para os alunos que exercem atividade física e que depois necessitam de tomar banho, estando neste momento algumas destas intervenções a serem planeadas pelo governo regional.
Quanto a novidades José Manuel Anacleto destacou que no quinto e sétimo anos houve mudanças curriculares e implementaram assembleias de turma com o objetivo de ouvirem os alunos.
Os pais no processo educativo também são fundamentais e a escola vai desenvolver atividades que envolvam os pais como forma de compreendam o que está a ser feito.