O navio patrulha oceânico 'Setúbal', da Marinha Portuguesa, esteve dois dias no porto de São Roque, onde deve sair esta tarde, continuando na região em missões até ao final de dezembro.
O navio tem como principais tarefas a busca e o salvamento marítimo, o apoio às populações e a monitorização do espaço marítimo.
Rui Madeira, comandante do navio Setúbal, apresentou o navio à comunicação social do Pico e informou que a embarcação foi construída nos estaleiros de Viana do Castelo sendo o mais recente navio da Marinha que conta com uma autonomia para cerca de 60 dias no mar.
Ontem e hoje várias crianças do 4 ano de escolaridade da ilha do Pico tiveram também oportunidade de passar o dia no navio, participando na ação de divulgação das Forças Armadas intitulada 'Alista-te por um dia’, que tem como objetivo dar a conhecer às crianças o trabalho das forças armadas.
Durante este mês o navio com 44 elementos na guarnição percorreu diversas ilhas do arquipélago, sendo a mais recente atividade o apoio à população da ilha das Flores, mas não está de fora a hipótese de voltar novamente ao Pico para outras atividades com jovens ou mesmo dá-lo a conhecer à população em geral.