O Presidente do Governo dos Açores acompanhou domingo a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aos locais afetados pela passagem do furacão Lorenzo, no início deste mês, nas ilhas das Flores e Faial.
Na ilha das Flores, Vasco Cordeiro e Marcelo Rebelo de Sousa deslocaram-se ao porto das Lajes, que sofreu a destruição completa do molhe e do cais comercial, na sequência da forte ondulação registada na madrugada de 02 de outubro, visitando depois os estragos no porto das Poças, em Santa Cruz.
Já na ilha do Faial, o Presidente do Governo acompanhou o Presidente da República na visita às zonas do Porto Pim, Castelo e Pasteleiro e na Feteira, onde se registaram inundações em várias moradias e estabelecimentos comerciais.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou o “interesse permanente, a atenção e o cuidado” que tem sido manifestado pelo Presidente da República antes, durante e depois da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores.
Segundo o Presidente do Governo, que se reúne segunda-feira, em Lisboa, com o Primeiro-Ministro, António Costa, este encontro será, assim, “mais um passo” no processo de reconstrução dos estragos que foram estimados em cerca de 330 milhões de euros na Região, “uma luta que vai exigir algum tempo para se poder normalizar essa situação”.