O Diretor Regional das Pescas destacou na Horta a importância da “utilização sustentável do mar por parte dos pescadores”, lembrando que os recursos piscícolas devem ser “bem geridos”.
Luís Rodrigues falava no âmbito de uma formação intensiva, que esteve a decorrer na Escola do Mar dos Açores, na Horta, para habilitar 23 marítimos das ilhas do Pico e do Faial com o grau de mestrança em arrais de pesca local.
Segundo o Diretor Regional, esta formação, que abrangeu pescadores com, pelo menos, um ano de experiência no mar, “pretende, sobretudo, desenvolver as capacidades dos formandos para comandar tripulações de pesca”.
Para além de aprofundar os conhecimentos teórico-práticos necessários ao pleno desempenho da atividade da pesca, esta ação de formação “dá especial atenção a matérias relacionadas com segurança, salvaguarda da vida humana no mar e comunicações”.
Durante esta legislatura, a Direção Regional das Pescas formou no arquipélago mais de cinco centenas de marítimos, uma medida que, segundo Luís Rodrigues, contribui para “o rejuvenescimento” dos ativos da pesca, dado que “os novos mestres substituem, em muitos casos, os seus pais, que estão em idade de reforma”.