A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, lançou um concurso público internacional para a empreitada de conceção e construção de um Parque de Limitação de Avarias integrado na Escola do Mar dos Açores, sediada no Faial.
O procedimento, publicado no Diário da República, tem o preço base de 720 mil euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, sendo que o prazo para a sua execução é de 120 dias a contar da data da consignação.
Segundo o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, o Parque de Limitação de Avarias será “uma valência muito importante” da Escola do Mar dos Açores no que respeita “à formação prática nas áreas da segurança, mergulho profissional, primeiros socorros e combate a incêndios”.
As estruturas de combate a incêndio e de limitação de avarias a instalar vão permitir a realização de formação específica para minimizar o risco de incêndio e manter um estado de prontidão para reagir a situações de emergência a bordo, estando previstos treinos de combate a incêndios de vários tipos, incluindo em situações de espaços abertos e confinados, com diversos gases e hidrocarbonetos.
Será ainda projetado um tanque de mergulho, de 3,5 metros, para a prática de exercícios subaquáticos, especificamente soldadura subaquática, integrados na formação de mergulho profissional.