A secundária da Lajes do Pico, recebeu esta semana software informático, no âmbito do projeto 'Todos Juntos Podemos Ler – Açores', desenvolvido entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Educação, e a Fundação Altice.
Este projeto, já implementado em 15 unidades orgânicas desde o ano letivo 2015/2016 pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares, tem como principal objetivo proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, através da criação de bibliotecas escolares inclusivas que asseguram reais oportunidades de leitura para todos os alunos.
Esta parceria entre a Direção Regional da Educação e a Fundação Altice permitiu dotar as bibliotecas escolares dos Açores com software e equipamentos informáticos que possibilitam a elaboração de livros em formatos alternativos, que proporcionam reais oportunidades de leitura acessível a todos os alunos.
Ao abrigo desta parceria, a Fundação Altice ofereceu equipamento informático e software, decorrendo a formalização desta oferta num evento realizado esta quinta-feira, 7 de novembro, na EBS das Lajes do Pico, com a presença do Diretor Regional de Educação, Rodrigo Reis, e da Diretora Executiva da Fundação Altice, Ana Estelita Mendonça.
Este evento integrou também um workshop sobre “Soluções Tecnológicas para a Acessibilidade”, dinamizado por Daniel Freitas, da Fundação Altice, que se destina a docentes e técnicos que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais.
Ainda no âmbito desta parceria, foi realizada uma oficina de formação designada “Soluções ANDITEC, para o projeto Todos Juntos Podemos Ler – Açores”, ministrada por Miriam Azevedo, para as escolas da ilha de São Miguel, visando capacitar docentes e técnicos superiores associados a este projeto para a conceção de recursos pedagógicos inovadores que viabilizem a leitura inclusiva nas bibliotecas escolares da Região.
Ainda no decorrer deste ano letivo, esta oficina de formação será replicada na ilha Terceira, integrando também docentes da ilha do Pico.