Francisco César defende que a proposta de Plano e Orçamento para 2020 tem como prioridades “apoiar as pessoas, apoiar e melhorar os seus rendimentos, apoiar e melhorar as suas vidas”, realçando os aumentos de rendimentos para os jovens, os idosos e as famílias dos Açores.
No encerramento das Jornadas Parlamentares, o líder parlamentar da bancada socialista reiterou o convite para que a oposição contribua com propostas para melhorar a vida dos Açorianos.
Em relação aos jovens, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, anunciou o aumento de rendimentos nos programas de estágios. “Fruto da atualização que está, neste momento a ser negociada, em relação ao salário mínimo nacional, o Programa Estagiar L, vai ter um aumento da remuneração mensal, de cerca de 113,44 euros, no próximo ano”.
Francisco César adianta que esse aumento corresponde a “mais 1361,28 euros, face ao valor que estava a ser praticado e demonstra, mais uma vez, a aposta ao nível da qualificação dos jovens, ao nível da fixação no mercado de trabalho e na Região de jovens açorianos”.
Também no caso do Estagiar T, acrescenta, os jovens que concluem o seu estágio ou a sua formação profissional “irão ter um aumento de cerca 36,65 euros por mês, o corresponderá, para estes jovens, a um aumento anual de cerca de 439,8 euros”. Mais uma vez, “demonstra a prioridade que este orçamento tem em relação aquilo que são as políticas de juventude, fixação de jovens, fomento do mercado de trabalho”.
Também as famílias que têm menores rendimentos terão o seu salário mínimo aumentado. Vão passar para 666,75 euros por mês, o que é um aumento muito significativo de cerca de 36,75 euros por mês”.
O líder parlamentar recorda que, nos últimos tempos, houve um aumento significativo do salário mínimo nacional e que “nos Açores essa remuneração é acrescida em cerca de 5%”, o que revela a “aposta no aumento do rendimento disponível das famílias”.